Almir Aguiar, o presidente de todos os bancários
Carioca, 46 anos, formou-se em Direito e é presidente do Sindicato do Rio, segundo maior sindicato de bancários do Brasil e da América Latina. Ingressou no Bradesco em 1982 e em 1994 ganhou eleição para a CIPA. No mesmo ano, foi eleito diretor da Secretaria de Saúde do Sindicato. A dedicação à causa da saúde do trabalhador o levou a ser reeleito mais duas vezes, em 97 e 2001, na mesma secretaria, na qual desenvolveu um trabalho que ajudou a reintegrar centenas de bancários portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT). Em 2003, foi diretor-tesoureiro do Sindicato e em 2009 os bancários e as bancárias do Rio de Janeiro elegeram Almir presidente do Sindicato, com mais de 83% dos votos. No mesmo ano, representou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) em três congressos no exterior onde na Espanha denunciou, em plenário, os abusos do Santander contra os bancários brasileiros.
Seu mandato é marcado pelo diálogo e pela composição com todas as correntes democráticas de pensamento, pela luta em defesa dos negros e da mulher bancária, discriminada na área financeira, na qual ela exerce poucos cargos executivos.
Em 2011, liderou com o apoio da CUT a maior e mais vitoriosa das campanhas salariais dos últimos 20 anos. “Mas ainda há muito a conquistar, pois o grande capital só cede aos trabalhadores nas suas justas reivindicações, mediante pressão.O Sindicato é o instrumento da nossa luta. Votar também é lutar. A liderança sindical não se improvisa. É preciso ter história para conduzir uma categoria como os bancários do Rio de Janeiro”, afirma Almir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário