domingo, 18 de março de 2012

 Compromissos da Chapa 1
Na luta para conquistar mais
As doenças ocupacionais têm aumentado  a cada dia entre os bancários. Pressões sofridas para o cumprimento  de metas aumentam o afastamento por doenças psicológicas e LER/Dort. O compromisso
 da Chapa 1 é continuar a luta por melhores condições de trabalho. Vamos manter a tradição do Sindicato que mais reintegra bancários no país, restabelecendo a dignidade dos trabalhadores.
Ampliar a luta contra o assédio moral e organizacional e pela aprovação de uma legislação nacional especifica que coíba  o problema que hoje é muito comum devido às metas abusivas.
A luta para melhorar os salários dos bancários vai continuar sendo prioridade, ampliando ainda mais a renda da categoria, insistindo na estratégia do ganho real e na valorização do piso, a exemplo dos últimos anos, período em que a categoria conquistou sucessivos aumentos reais.
Aproveitar as novas possibilidades multimídias para intensificar a comunicação sindicato-bancários-sindicato de modo que tenhamos agilidade no recebimento de demandas e denuncias e o pronto retorno sem abrir mão da manutenção e ampliação do nosso jornal bancário que chega a todos os bancários.

Estamos realizando uma série de reformas na sede campestre  a fim de melhorarmos  o espaço e promover novas atividades de recreação para os bancários sindicalizados. Já adaptamos os espaços e implementamos as escolinhas de futebol, natação e vôlei de areia entre outras, além de melhorar toda a infra-estrutura da sede, transformando-a num local agradável e confortável para bancários e seus familiares. Nesta gestão, foram reformadas as churrasqueira 1 e 2, com banheiro de deficientes, parque infantil e obras de urbanização.
Vamos utilizar os espaços do sindicato, sedes social e campestre, para oferecer mais cultura e lazer aos associados. Vamos fazer convênios para promover oficinas de danças de salão, teatro, culinária, teclado, pintura, danças afro e do ventre e ioga, entre outras modalidades. Os professores serão de preferência os próprios bancários. O projeto abrirá também, espaço para várias formas de expressão artística da categoria como literatura, poesia, teatro,música, artes plásticas e fotografia.
Hoje as mulheres são metade da categoria, na maioria das vezes com mais qualificação, porém ainda com pequena inserção  nos cargos mais estratégicos dos bancos.  Para garantir uma real igualdade de gênero, é preciso ampliar a luta pela igualdade de oportunidades, garantindo a ascensão na carreira com os mesmos salários pagos aos homens e combater o assédio sexual.




Hoje as mulheres são metade da categoria, na maioria das vezes com mais qualificação, porém ainda com pequena inserção  nos cargos mais estratégicos dos bancos.  Para garantir uma real igualdade de gênero, é preciso ampliar a luta pela igualdade de oportunidades, garantindo a ascensão na carreira com os mesmos salários pagos aos homens e combater o assédio sexual.
A defesa do emprego dos bancários é prioridade, vamos exigir o cumprimento da jornada de 6hs, e o pagamento do passivo de horas extras, continuar o combate à precarização e terceirização, além de continuar a pressão sobre o congresso nacional pela ratificação da resolução 158 da OIT (estabilidade no emprego).
Garantir à categoria bancária uma aposentadoria digna é uma luta da Chapa 1. Conquistar o fim do fator previdenciário e a valorização das aposentadorias são lutas centrais para a chapa 1, a chapa dos bancários e das bancárias.



Queremos valorizar ainda mais a participação nos lucros com uma distribuição mais justa. Para isso, vamos intensificar as negociações e mobilizações  para conquistarmos cada vez mais.




Ampliar a luta contra as desigualdades e discriminação dos bancos contra bancários negros e negras, que  representam 19% da categoria. No entanto, segundo o DIEESE, o salário ainda é menor do que o bancário de pele branca. Os negros e negras ocupam poucos cargos de responsabilidade e diretoria.




Queremos a manutenção de portas giratórias e dispositivos de segurança em todas as agências. Acabar em definitivo com o transporte irregular de valores e pelo aumento de vigilantes nas agências. A Chapa 1 vai organizar uma grande luta pela aprovação do projeto de Lei da Contraf-CUT, para combater assaltos, sequestros e saidinhas de banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário