CHAPA 1 é a chapa que melhor
representa a mulher bancária
Na década de 60 elas começaram a trabalhar nos bancos como recepcionistas, telefonistas, faxineiras e auxiliares de escritório. Ganhavam salários bem inferiores aos dos homens. Com o passar dos anos, as mulheres vêm ocupado espaços, demonstrando sua capacidade e competência para exercer funções, até então destinadas a bancários do sexo masculino. O espaço foi conquistado no mercado de trabalho, mesmo tendo que cumprir a segunda jornada como mães e cuidando da casa.
Hoje, as bancárias são maioria na categoria (52%), mas continuam discriminadas tanto no ponto de vista salarial quanto nas oportunidades de ascensão funcional. No sistema financeiro elas ocupam apenas 16% dos cargos de chefia e 7% chegam à diretoria, em que pese possuírem o mesmo nível de escolaridade.
Para superar essa realidade e conquistar igualdade, de oportunidades para as bancarias, a CHAPA 1- CHAPA DOS BANCÁRIOS encampará ainda mais luta das trabalhadoras do setor financeiro par que sejam mais valorizadas. Votando na Chapa 1, as bancárias terão mais condições de ver suas reivindicações atendidas. São 33 companheiras que compõem a Chapa 1, à frente das lutas e na busca de novas conquistas.
As candidatas da CHAPA 1 – A CHAPA DOS BANCÁRIOS não descansarão enquanto não ampliarem os direitos conquistados para as funcionárias de bancos públicos e privados. Além da melhoria de salário e de condições de trabalho, elas e todos os candidatos da Chapa 1 têm consciência de que é preciso avançar cada vez mais. A implementação da licença maternidade de 6 meses (180 dias) é um dos exemplo s de benefícios que foram conquistados e que outros serão reivindicados.
A Chapa 1 não vai deixar barato, enfantiza-rá o embate contra o assédio moral nas agências, contra a pressão psicológica que as mulheres sofrem. Os bancos tem que entender o quanto é importante preservar a saúde das funcionárias. A Chapa 1 é a única que tem condições de garantir novas conquistas e mobilizar a categoria para ir em busca de outros horizontes.
“As mulheres são mais escolarizadas, estão em pontos estratégicos, atendem os bancos, pois é lucrativo para eles, mas a desvalorização continua. Não é bom para ninguém a desigualdade, nem para o homem. A CHAPA 1 levanta as bandeiras de combate à discriminação e pela igualdade de oportunidade para mulheres, negros, homoafetivos e deficientes. Sua grande virtude é agregar a bandeiras das minorias para lutarmos juntos. Por isso eu apoio a CHAPA 1 – A CHAPA DOS BANCÁRIOS.
Deise Recoaro
Secretária de Políticas Sociais/Contraf -CUT
Deise Recoaro
Secretária de Políticas Sociais/Contraf -CUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário